Conquistar novos clientes é sempre mais caro e trabalhoso do que mantê-los em relacionamento com você!
O QUE É?
Fidelizar o cliente através da excelência do seu atendimento, gerando novas oportunidades de vendas, sem depender do fluxo de clientes que frequentam a loja.
Assim você se tornará referência para o cliente e, todas as vezes em que ele precisar comprar móveis e eletros procurará você ou indicará o seu nome a outros clientes.
OBJETIVO
Resgatar vendas, mesmo quando o cliente saiu sem comprar nada;
Gerar fluxo na loja através de agendamento com clientes;
Manter contato constante com seus clientes para fidelizá-los;
Gerar novos negócios através de indicações de novos clientes.
O QUE VOCÊ GANHA?
Fidelização dos seus clientes;
Maiores oportunidades de negócios;
Mais vendas e, consequentemente, maior remuneração;
Conhecimento relacionado à satisfação do cliente, especialmente sobre produtos comprados com você;
Criação ou aumento de sua carteira de clientes.
O QUE O CLIENTE GANHA?
Oportunidades para realizar um bom negócio no futuro;
Atendimento personalizado de um Vendedor profissional que já conhece seus gostos, estilos e necessidades;
Informações atualizadas sobre promoções, lançamentos e novidades da empresa
Para estender o relacionamento com seus clientes, você precisará dividi-los em dois grupos: Venda fechada e venda não fechada.
VENDA FECHADA
Leve o cliente até o caixa.
Agradeça o cliente pela compra, convide-o a voltar à empresa e solicite indicações.
Anote os dados dos clientes que você vende e crie sua “agenda” de clientes; Ligue periodicamente para clientes da sua agenda;
Assuma seus clientes como um patrimônio valioso. Não os esqueça, não os abandone. Ligue sempre para seus clientes para que eles estejam informados das ofertas da empresa, principalmente vinculadas a datas especiais como:
Dia das mães;
Dia dos pais;
Black Friday;
Natal;
Para gerar fluxo nos dias de menor movimento;
Próximo as datas de aniversário do cliente;
Quando sair um encarte de ofertas novo;
Quando houverem campanhas de fabricantes.
Dica: Não fuja de problemas de seus clientes, ao invés disso, resolva-os e grave seu nome na memória do cliente;
VENDA NÃO FECHADA
Mesmo quando o cliente saiu da loja sem fechar negócio, há uma grande oportunidade para surpreender o cliente, com um atendimento diferenciado. Você deve usar o De Volta À Loja, anotando as informações do cliente.
Em até 24 horas, ligue para o cliente e procure agendar o retorno na loja, para retomar a venda.
Ao ligar para o cliente que não comprou, você poderá se deparar com dois cenários diferentes: Ele comprou em outro lugar, ou não comprou ainda. Então:
Quando comprou em outro lugar:
Caso durante a ligação o cliente informe que comprou em um concorrente: Entenda o motivo da não compra e registrando a resposta do cliente no na sua agenda.
Quando não comprou ainda:
Convide-o para retornar à loja, dando continuidade ao processo da venda, a partir do ponto que o fez não comprar, por exemplo:
Vendedor: “Boa tarde Mariana, como vai? Quem fala é o Paulo Vendedor da "empresa xx"! Tem um minuto? Prometo que serei breve! ”
Cliente: “Olá Paulo! Pode falar! ”
Vendedor: “Você veio a loja no quarta-feira procurando uma TV XXX está lembrada? Estive falando com meu gerente e pensamos em uma condição especial para você, que tal marcamos para você voltar à loja para apresentarmos hoje?”
Cliente: “Interessante! Gostei daquela TV mesmo!”
Vendedor: “Podemos marcar para amanhã? ”
Cliente: “Amanhã não posso! Mas me fale sobre esta oferta por telefone mesmo!"
Vendedor: “ Dona Mariana, qual seria o melhor dia para marcarmos? Gostaria muito de marcar para que meu gerente esteja presente garantindo nossa negociação."
Cliente: “Puxa, não pode me adiantar nada? “
Vendedor: “ Que tal marcarmos no sábado? “
Cliente: “ Mas só posso de manhã! “
Vendedor: “Pode ser então. Até as 9h00 de sábado! ”
Cliente: “Até”
Da mesma forma registre a resposta do cliente para aguardar o seu devido retorno. Caso o cliente agende o compromisso de retorno, mas não volte à loja, persista no contato, para conseguir um novo agendamento.
“Se firmar compromisso com o cliente, retorne, pois, seu compromisso irá gerar grande expectativa, que se não for atendida, poderá manchar sua reputação”
PARA ESTENDER O RELACIONAMENTO COM SUCESSO É PRECISO TER
AV 2: Sou movido a metas e objetivos – Se você tem foco, sempre lembra dos seus objetivos e isso te motiva a persistir e alcançar minhas metas!
AV 6: Nunca desisto – Nunca desista de fechar um negócio, então persista com técnica em cada um deles.
Gostou ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do WhatsApp, nosso contato é: (41) 99740-0013! Ficamos a disposição!
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