Por favor, não abandone essa leitura agora! Eu sei que a frase acima vai contra quase tudo que você já ouviu falar sobre metas, você provavelmente já ouviu que é necessário:
Escrever e divulgar suas metas para a equipe;
Anotar seus objetivos no máximo de espaços possíveis e comunicar os planos para o time;
Fazer um check list para saber se está chegando perto da sua meta;
Comemorar sempre que atingir.
Sim, nada disso está errado. Mas não é o caminho completo para alcançar seus objetivos. Para explicar um pouco melhor quero compartilhar uma breve história com você:
O ano era 1996 e eu havia iniciado o que na época era o terceiro ano do primário. Aos 9 anos de idade eu achei que havia encontrado a garota dos meus sonhos: Rafinha*(nome fictício). E eu, como qualquer menino corajoso e destemido de 9 anos mandei meu melhor amigo falar com ela!
- Ei Jefferson, vai falar com a Rafinha que eu quero passear de mãos dadas com ela!
Eu tinha um objetivo claro: Passear de mãos dadas com aquela que na minha visão, era a mais bela de todas as curitibanas.
Depois que ele voltou com a resposta fiquei arrasado:
- Ela falou que se você quiser, vai ter que pedir pessoalmente!
Meu Deus! – Pensei - O que mais eu poderia falar que meu amigo não havia dito? O que ela queria? Seria um plano maligno das meninas?
A crise se instalou!
Tive que tomar uma decisão e começar a agir para criar condições de atingir meu objetivo.
Tive que mudar de lugar na sala de aula. Afinal de contas ela sentava na frente e eu era da turma do fundão.
Precisei que pedir para a Thalita mudar de lugar. Envolvi outra amiguinha de sala nesta história pois ela sentava do lado de Rafinha e me impediria de conversar diretamente com ela.
Ensaiei um discurso inspirador. Palavras que cativam e conquistam, do tipo: “Oi, sabia que eu gosto de você? ”
Pois bem, decisões tomadas, ações realizadas, meta alcançada. Foi um lindo recreio.
Ela não sabe, mas Rafinha me ensinou uma lição muito importante para o mundo das vendas.
Enquanto você focar na meta você corre o risco de não a alcançar, mas se seu foco estiver no seu comportamento, certamente vai ficar mais próximo do seu objetivo.
Você pode estar pensando, que loucura é essa? Vou explicar:
Passear de mãos dadas com a Rafinha era minha meta, e assim como sua meta de vendas ela na verdade é a soma de pequenas metas que se medem em indicadores, e estes indicadores são altamente influenciados por seu comportamento.
É muito importante que como líder treinador de sua equipe você esteja com o foco naquilo que de fato está sobre seu controle e sobre controle de sua equipe, que é o seu comportamento frente aos desafios.
Vejo muitos líderes de venda gastar muita energia naquilo que não está no seu controle, enquanto negligencia aquilo que pode fazer. Veja o quadro abaixo e analise se você está usando sua energia onde pode de fato influenciar:
Como líder de vendas, temos a tendência de usar muita energia na meta final, faturamento, crescimento percentual, etc., porém, um bom líder de vendas está atento não só a meta e a distância percorrida para alcança-la, mas está atento principalmente ao comportamento de sua equipe e como é que ela tem feito para alcançar os objetivos.
O bom resultado de vendas e o alcance de metas é construído por três pilares: Estratégia, Técnicas de Vendas e Inteligência Emocional.
Tão importante quanto treinar técnica é desenvolver atitudes corretas na equipe para que eles alcancem os objetivos propostos. Mas como você pode ajudar sua equipe a desenvolver atitudes e comportamentos que levem a resultados fantásticos?
Coaching! Coaching é um processo de aceleração de resultados e alcance de metas e objetivos de forma rápida, objetiva e planejada. Este processo é realizado com o apoio de um profissional chamado Coach que com o auxílio das perguntas poderosas, ferramentas, técnicas e métodos conduz seu cliente a um maior autoconhecimento e com isso aumenta sua capacidade de alcançar o resultado que deseja, focado no comportamento que deve ser desenvolvido ou até mesmo abandonado.
Como já se sabe o processo de coaching de vendas vai muito além das técnicas de vendas e pode proporcionar mudanças reais e duradouras na vida profissional e pessoal dos participantes.
Com técnicas de coach você pode auxiliar sua equipe a desenvolver comportamentos, habilidades e hábitos que vão leva-los a níveis de performance jamais vistos. Que tal desenvolver estas atitudes na sua equipe e experimentar como cada uma delas influencia positivamente nos seus resultados de venda?
Aqui na Performance Máxima temos Coaches que atuam exclusivamente com vendas! E ainda são certificados pelas melhores escolas do Brasil e do Mundo, você pode contar com todas as ferramentas e técnicas da consultoria para desenvolver um time que de fato alcance metas de maneira saudável e sustentável.
Quer mais dicas como essa? Veja nosso canal do youtube ou entre em contato conosco!
Opmerkingen